#Chico70Anos - Evoé, meu grande artista


Quem me conhece, sabe como sou apaixonado pela obra de Chico Buarque. Isso se deu por influência de minha mãe. A minha vida mudou ao tocar o Cd “Minha história”, que contém as melhores músicas de Chico. A partir daquele momento, me aprofundei na vasta obra musical multifacetada do artista.

Hoje tem um acervo bastante rico da obra musical de Chico. Tenho a discografia completa, livros, todos os DVDs e documentários. Através de Chico, pude adentrar o universo de outros grandes artistas. Em 2012, pude ver de perto a gravação do seu último DVD (Meu “encontro” com Chico Buarque), o “Na Carreira”, oriundo do show de seu último disco.

Chico é também dramaturgo de enorme talento. É obrigatória a leitura de sua obra teatral como Calabar, Roda Viva, O grande circo místico... Seus romances também são uma grande pedida com Benjamin, Leite derramado...

Para mim, toda a obra de Chico Buarque é inspiradora. Tenho alguns poemas e sonetos inspirados em suas músicas e personagens. Um dos poemas que fiz tendo uma canção de Chico como inspiração foi o poema “Na casa da Pedreira” em que uso como inspiração, a sua canção “Sinhá”, em parceria com João Bosco, do seu último disco de inéditas, “Chico”, lançado em 2011. No poema faço uma interação com a música de Chico e os versos do meu poema. Outro poema que uso da música de Chico, é o “Cale-se”. Nesse poema, uso a melodia da música “Cálice”, de Chico e Gilberto Gil para homenagear Vladimir Herzog, assassinado covardemente por militares nos tempos idos da ditadura. Há ainda sonetos que fiz, mas ainda não publiquei.

Nesses 70 anos de Chico Buarque, completados dia 19 de junho, há diversas homenagens ao artista pela marca importante. A grande mídia prepara homenagens na TV. Hoje, a Globo News apresenta o programa “Arquivo N”: Chico Buarque completa 70 anos; Arquivo N relembra trajetória do artista.

O jornal “O Globo” traz em seu site um grande acervo com muita coisa sobre a vida e obra de Chico Buarque: Chico Buarque completa 70 anos.

O jornal “Zero Hora” nos brinda com diversas atividades, discos, DVDs, documentários e programas que serão lançados em homenagem aos 70 anos de Chico: Chico Buarque completa 70 anos e recebe homenagens.

Fica a homenagem ao Grande e um dos mais completos artistas que o Brasil tem em seu berço.

Não à toa, Chico completa justamente no mês da Copa do Mundo no Brasil, o seu septuagésimo aniversário. Mesmo estando na França, terminando o seu mais novo romance a ser lançado ainda este ano pela Companhia das Letras, Chico deve estar radiante pela bola redondinha que rola aqui na Terra.

Parabéns, Chico!



Twitter: @PoetaTulio
Facebook: Poeta Tulio Rodrigues
Instagram: instagram.com/poetatulio
Tumblr: poetatuliorodrigues.tumblr.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha sobre o livro "Seu Jorge - A inteligência é fundamental"