18 de junho de 2016

Maria Bethânia 70 anos

Não me lembro de quando conheci Maria Bethânia! Acho que quando a vi já conhecia sua figura, sua música, sua voz, sua importância! Tenho certeza que todo mundo já nasce sabendo Bethânia!

Bethânia é para mim uma das maiores cantoras do mundo! Aliás, intérprete! Bethânia faz com que cada música pareça que tenha sido feita pra ela tamanho encaixe da sua voz com letra e melodia! No palco, ela atua! Seus shows são divididos em atos, um verdadeiro espetáculo!

Bethânia tem particularidades que chamam atenção. A primeira delas é a sua relação com a poesia! Não há um show em que ela não coloque no repertória e introduz entre as músicas poesias de Fernando Pessoa, Castro Alves, Guimarães Rosa, Vinicius de Moraes... Aliás, para o último, em um disco de 2005, o "Que Falta Você Me Faz", Bethânia fez um disco monumental com as músicas do amigo que naquele ano completaria 80 anos e também seria naquele ano, completos 40 anos de amizade com Vinicius. Ponto alto do disco para mim é a sua declamação de "Monólogo de Orfeu" da peça "Orfeu da Conceição" de Vinicius após interpretar "Lamento no Morro".



Bethânia assim como coloca a poesia que ela adora em sua obra, também leva em sua obra elementos de sua religião, dos seus orixás. Em 2006 ela fez um disco duplo em homenagem ao que ela denomina de "Povo D'água": "Pirata e Mar de Sophia" trazem homenagens sublimes aos orixás. Destaco sua interpretação para "Canto de Oxum"



Não falei aqui dos seus grandes sucessos ao longo dos seus 50 anos de carreira, mas um pouco desse meio século de sua arte! Obrigado Bethânia por sua voz me fazer companhia em muitas noites e dias de minha vida e a de tantos outros brasileiros! Que todos possam descobrir Maria Bethânia! Aos apaixonados pelo cancioneiro popular, pela poesia e pelos orixás! Maria Bethânia é completa!

Feliz Aniversário, diva! Trilha sonora da minha vida e da minha alma!



Twitter: @PoetaTulio
Facebook: Poeta Tulio Rodrigues
Instagram: instagram.com/poetatulio
Tumblr: poetatuliorodrigues.tumblr.com