20 de junho de 2013

A luta continua! #VemPraRua

Poeta Tulio Rodrigues


Mais manifestações ocorreram ontem e hoje por todo o país. Até a minha cidade natal, São Gonçalo colocou dez mil pessoas na rua protestando pelos seus direitos.

Não pude ir a nenhuma manifestação, pois sempre caem junto a meus compromissos de trabalho, mas ontem pude mesmo que sem querer, estar numa delas que foi a de Niterói quando antes ainda fiquei preso no meio da Baia de Guanabara por preocupação das Barcas que diziam haver manifestantes querendo invadir a estação. Tudo normalizado, conseguimos sair na estação de Niterói.

Lá fora o clima era meio tenso. A Rua Amaral Peixoto estava interditada pela polícia e parecia uma praça de guerra com alguns manifestantes por lá. Em frente ao Bay Market o clima era mais agudo. O batalhão de choque estava a poucos metros dos manifestantes e um helicóptero da policia dava rasantes pelo local. Fui fazendo algumas imagens pelo caminho.

Poeta Tulio Rodrigues
Já em frente ao Terminal de Niterói quando eu falava ao telefone, uma bomba de efeito moral foi lançada em direção aos manifestantes. Corre-corre, gritaria e muita gente que nem tinha nada a ver com o movimento sentiram os efeitos do gás. Ao que me parece, tudo se normalizou em seguida.

Hoje teremos mais. Mesmo com a confirmação da redução da tarifa dos transportes públicos em algumas cidades de vários estados do país, no Rio de Janeiro, haverá uma passeata: “Rio 20” – Passeata pacífica dia 20 da Candelária à Prefeitura – 1 milhão na Rua.

A luta continua. A redução das passagens é só uma forma simbólica de vermos a força do povo. Mais e muito mais devem ser colocados em discussão.

#VemPraRua




Twitter: @PoetaTulio

Facebook: Poeta Tulio Rodrigues

Tumblr: www.poetatuliorodrigues.tumblr.com