3 de abril de 2013

Diário de Búzios - Segundo dia - Lançamento da II Antologia Poetas Fazendo Arte em Búzios

Poeta Tulio Rodrigues
Os poetas reunidos no lançamento

Falei do primeiro dia de eventos promovido pelos movimentos “Fazendo Arte em Búzios” e “Poemas à Flor da Pele” com o "V Encontro Anual Fazendo Arte em Búzios que ocorreu no dia 29 de março, sexta-feira, no Espaço Cultural CircoLo de Criação. Hoje vou falar do Lançamento da II Antologia Poetas Fazendo Arte em Búzios.

O lançamento ocorreu na Pousada Cheiro de Vida Guest House, na Armação de Búzios com recepção e coquetel para os poetas e convidados, no dia 30 de março, sábado. Presentes estavam alguns dos poetas que estiveram presentes no encontro e mais os poetas Marcelo França, Marcilene Oliveira, Paolo Lim e o cronista Júlio Medeiros que é irmão de Sônia Imamura.


Poeta Tulio Rodrigues
Cartaz de divulgação
As anfitriãs Soninha Porto e Sônia Imamura pediram para que cada poeta participante da Antologia se apresentasse aos presentes. Foi uma oportunidade de conhecermos um pouco da história do outro, de como e por que começou a escrever, e alguns poetas como Jorge Du Barbosa, Deth Haak, Silvia Araújo Motta e Soninha Porto declamaram poesias.

A atração musical ficou por conta do talento de Marcos Assumpção que abrilhantou mais uma vez a nossa noite tocando suas parcerias com Florbela Espanca. Honra e privilégio tremendo de poder ver de perto essa exaltação a minha poeta preferida! Como agradeço a poesia por isso!

Falando agora da Antologia. Posso afirmar que o trabalho ficou estupendamente perfeito. São 272 páginas divididas entre 46 escritores. A capa é de autoria da filha de Sonia Imamura, a Samara Satie, a arte da contracapa é da também poeta Iara Pacini. As orelhas são assinadas por Dyandreia Portugal e Magali Oliveira. O prefácio é de autoria da poeta Patrícia Neme e posso adiantar que é um lindo prefácio. O trabalho de edição ficou por conta da editora de Soninha Porto, a Editora Somar. Belo trabalho! Parabenizo a todos os envolvidos.

A minha participação nessa Antologia conta com três sonetos e duas poesias: Ser Mulher, Psicologia de um poeta, Olga Maria Prestes, Tua Loucura e Cale-se. Adorei todo o resultado e o profissionalismo. Sem contar que essa é a primeira vez que divido uma antologia com tantos amigos ao mesmo tempo. É uma honra inenarrável. E através dela pude conhecer outros grande poetas, grandes pessoas!

Obrigado Sônia Imamura por tudo! Pode ter certeza que esses dois dias foram inesquecíveis. Saí de Búzios com a chama da poesia mais que acessa dentro de mim. Como é bom estar entre poetas! Agradecer a Samara, filha da Sônia por toda atenção e hospitalidade! Aos meus amigos poetas pela companhia e parceria! E claro, a poesia por tudo que ela representa e é!

Obrigado “Fazendo Arte em Búzios”!
Confiram o cantor Marcos Assumpção interpretando sua parceria com Florbela Espanca. A música é "O fado". Linda demais. vale a pena ouvir.



Twitter: @PoetaTulio