1 de abril de 2013

Diário de Búzios - Primeiro dia - V encontro anual fazendo arte em Búzios

Poeta Tulio Rodrigues
Cartaz do evento
Tive o privilégio de participar da II Antologia dos “Poetas fazendo arte em Búzios” organizada pela poeta Sônia Imamura. O evento aconteceu em dois dias. O primeiro, no dia 29 de março, sexta-feira, ocorreu o primeiro. Em parceria do grupo e movimento poético “Poemas à flor da pele” tendo como organizadora a poeta Soninha Porto. 

O evento aconteceu no Espaço Cultural CircoLo de Criação, na Armação de Búzios. Entre as atrações da noite, o cantor e também poeta, Marcos Assumpção que além de cantar suas composições, cantou também algumas músicas do seu disco “A flor de Florbela”, no qual ele musicou poemas de Florbela Espanca. Foi um dos pontos altos do evento. 

A noite contou com mais uma atração musical, a cantora Vivia Mares que junto de seu marido, Thiago Marques, fazem um dueto de respeito. Ela com a voz e ele nos instrumentos como o teclado. Demais! Uma apresentação digna de tirar o chapéu. 

As atrações de dança também foram emocionantes. Primeiro com os alunos da APAE que conta com a supervisão de Ângela Barroso. A aluna Claudia Almeida fez uma divina interpretação para a música “Fascinação”. Depois teve o Núcleo de Dança Contemporânea Odília Cuiabano. Para finalizar a noite de danças, houve uma performance de dança cigana com Ingrid Brito. Lindo também. 

Poeta Tulio Rodrigues
Os poetas com Macos Assumpção
Houve diversos poetas participantes da antologia que recitaram seus poemas e se apresentaram cantando e “poetando”. Na minha vez, declamei o meu soneto “O beijo melhor da minha vida” que é uma interação que faço com os versos de Olavo Bilac e foi publicado no meu segundo livro solo, o "Versos imaturos". Entre os participantes da antologia estavam Afonso Estebanez, Ana Luiza Conceição (Coisas de Ana), Célia Abila, Daniel de Lellis, Deth Haak, Doroty Dimolitsas, Iara Pacini, Marcia Tigani, Marcos Assumpção, Marcos Sodré, Marisa Costa, Mary Lovely, Rô Goldoni, Silvia Araújo Motta, Sol Figueiredo, Telma Moreira, Dyandreia Portugal, Jorge Du Barbosa e as já citadas Sônia Imamura e Soninha Porto. 

O evento tinha como principal homenageada a poeta Vany Campos pelos seus 88 anos de vida. Vany é mãe da poeta Iara Pacini. Foi passado um lindo vídeo falando um pouco de Vany e de suas atividades literárias. Não conheço a Vany, mas gostaria muito de conhecê-la. Foi um prazer poder estar presente e ser testemunha ocular de grande homenagem. 

A noite foi inesquecível e registrei boa parte desse primeiro dia de evento que vou postar em breve aqui no blog. Por enquanto vocês ficam com um vídeo que conta com Marcos Assumpção cantando Florbela com a música “Amar”.




Twitter: @PoetaTulio

Tumblr: www.poetatuliorodrigues.tumblr.com