"Meu encontro" com Chico Buarque - Gravação do DVD da turnê 'Chico' 2012.


Na última sexta-feira, dia 10 de fevereiro, tive a oportunidade de assistir ao show do Chico Buarque, com sua turnê de novo disco, “Chico”. Acho que nem preciso falar da emoção que senti em poder estar num show do Chico Buarque, artista que tenho grande admiração e apreço profundo pela obra.

Outro fato que tornava a noite especial, era porque neste dia, foi a gravação do DVD que será lançado posteriormente. Confesso que minha emoção foi a pico ao vê-lo entrar no palco e abrir o show cantando “O velho Francisco”!

Chico proporciona interpretações sublimes neste show. Claro que tudo foi perfeito, mas “Todo Sentimento”, “Querido Diário”, “Se eu soubesse”, “Tipo um baião”, “Geni e o Zepellin” e entre outras, tocaram o meu coração. Outro ponto alto do show foi a participação de Wilson das Neves em “Sou eu” e “Tereza da praia”. Momento de grande descontração.

O show de Chico Buarque pode ser considerado um espetáculo. O cenário e a iluminação são dignos da grandeza das músicas do repertório. O jogo de luzes interagindo junto com as músicas ficou perfeito. Mesmo que Chico se considere somente um compositor que canta, ele deve saber que sua voz e seu carisma são indispensáveis à música popular brasileira.

Quando Chico começou a cantar “Teresinha”, ele teve um problema que me pareceu ter sido no ponto e interrompeu a canção, pediu desculpas e após resolverem o problema, voltou a cantar novamente e quando Teresinha recebia o seu terceiro pretendente, houve outro problema no som. Chico ficou com aquela cara de sem saber o que fazer, achando que o público se incomodava com a situação. Pediu desculpas novamente, disse que teria que cantar a canção mais uma vez e o público foi ao delírio. Na terceira tentativa, tudo certo e aplausos efusivos da galera. Momento que tenho certeza, não estará no DVD, mas no vídeo aí de baixo tem.

 
Chico encerra o show cantando “Sinhá” divinamente, com uma interpretação estupenda dele e da banda. Era impossível não se emocionar com o lindo canto de escravo dele e de João Bosco. Aplausos de pé e o aguardado bis. Eu fiquei lá, aguardando, quando surge Chico e sua talentosa banda cantando “Barafaunda”.

Simplesmente essa noite para mim foi mágica, especial inesquecível por diversos motivos. A obra de Chico Buarque representar tudo que vai além de tudo. Com relação ao último disco, é especial também, pois acompanhei tudo durante a criação. Apesar de todas as críticas que li exaltando pontos negativos, para mim ficou tudo perfeito. O DVD também será indispensável aos apaixonados pela obra do Chico e pela música.

Não tirei foto, e nem o conheci pessoalmente, mas me basta poder ter ido a gravação de seu DVD que marcará o registro de mais uma turnê na carreira do grande Chico Buarque. Chico costuma não aparecer muito na mídia, não faz muitos shows e os intervalos entre um e outro e de no mínimo cinco anos.

Agradeço aos deuses da música por me darem a oportunidade de ver o Chico cantar ao vivo. Como seus intervalos de shows é enorme, eu não poderia morrer antes de ver um show seu! Ao Chico, eu só peço uma coisa: Continue a nos brindar com suas lindas canções e seu carisma de artista aparentemente simples, mas com um brilhantismo genial e eterno.

Tulio Rodrigues

Assistam aos melhores momentos do show:  
  Siga-me no Twitter: @poetatulio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha sobre o livro "Seu Jorge - A inteligência é fundamental"